terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jordânia, o Deserto de Wadi Rum e Petra

Conheci apenas o sul da Jordânia passando por Aqaba, o deserto de Wadi Rum, Wadi Musa e Petra. Do pouco que vi, encontrei boas estradas e boa infra-estrutura.
A empresa de turismo forneceu um serviço profissional. Contratei um motorista para fazer o translado e um tour em Wadi Rum através do site Guias de Wadi Rum. Fiz a reserva por e-mail e tudo funcionou perfeitamente bem.
Todos foram atenciosos e não senti nenhuma tentativa por parte dos jordanianos em tentar ganhar um dinheiro extra (que infelizmente é muito comum no Egito).
A Jordânia é um país surpreendentemente belo.

Moeda
O dinar, a moeda local é valorizada. Um dinar equivale a U$ 1,41.

Imigração
Entrar na Jordânia por terra, a partir da fronteira sul com Israel foi simples, sem fila e sem burocracia. Brasileiros que permanecerem no país até um mês podem tirar o visto na hora.
A taxa de imigração só é cobrada na saída.

Transportes
Não existe muita opção de transporte coletivo. Da fronteira sul para a cidade de Aqaba é necessário pegar um taxi.
Há algumas linhas de ônibus que saem de Aqaba para Wadi Rum e Wadi Musa (Petra), mas os horários são bastante limitados. A maneira mais simples, porém cara, é contratar um motorista ou taxista. A diferença é que os motoristas utilizam carros particulares e não possuem restrição para chegar próximos a fronteira, como é o caso de alguns taxistas.
A viagem da fronteira de Aqaba para Wadi Rum custou 25 dinares e a viagem de Wadi Rum para Petra custou 45 dinares.
Segundo o motorista que fez o translado para Wadi Rum, os trens são utilizados apenas para transporte de carga.

Hospedagem
Existem alguns alojamentos beduínos no meio do deserto de Wadi Rum, porém o custo X benefício nem sempre compensa. Há opções a partir de 25 dinares por pessoa, com jantar incluído. Vale pela experiência, porque não são muito confortáveis.
Quem preferir pode ficar em Aqaba ou ir para Wadi Musa (Petra) que possuem uma maior variedade de hospedagens.
O Petra Gate Hostel e Hotel que oferece suite para casal a partir de 10 dinares.

O deserto de Wadi Rum
Ouvir o silêncio do deserto, sentir o vento quente, escalar as pedras e andar pelos cânios e dunas de areia é inesquecível e imperdível.
Os guias oferecem um tour a pé, a cavalo ou camelo e de jipe que duram de 2 horas até o dia inteiro.
Fazer o passeio de jipe permite conhecer uma extensão maior do parque e o calor não fica tão evidente por causa da cobertura no teto que protege do sol e o vento que refresca quando o veículo atinge uma certa velocidade.
Gasta-se em torno de 70 dinares, o jipe, com motorista / guia para um o dia inteiro, incluindo o lanche e água para 2 pessoas.

Petra
Uma das sete maravilhas do mundo moderno, recebe centenas de turistas todos os dias. Muitos fazem um bate e volta saindo de Aman ou mesmo do Egito ou de Israel.
Se tiver mais tempo, programe 2 dias de passeio, principalmente se quiser explorar todo o parque, passando pelas 2 trilhas alternativas. Além disso, o valor da entrada (a partir de novembro de 2010) é de 50 dinares para um dia e por volta de 55 dinares para 2 dias.
É possível andar por todo o parque num único dia, como foi o meu caso, mas para isso suas pernas precisam estar preparadas para andar por aproximadamente 10 horas seguidas!
Trilha 1: Tumba do Soldado Romano, passando pelo altar no topo da montanha, High place of Sacrifice.
Trilha 2: Monastério. No final da trilha principal, existe uma trilha que leva ao topo de outra montanha.

Detalhe: petra fica num vale e a maioria dos hotéis ficam na cidade de Wadi Musa distante uns 2 km, morro acima. Para chegar ao parque muitos acordam bem cedo e vão à pé, mas a volta é bem cansativa. Os taxistas que ficam na saída do parque cobram até 5 dinares, mas o valor correto é de apenas 1 dinar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Wow this is a great resource.. I’m enjoying it.. good article

Anônimo disse...

Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on the search engines for not positioning this post higher!