terça-feira, 2 de novembro de 2010

Israel - Passando pelas Fronteiras com Egito e Jordânia

Há diversos relatos sobre dificuldades para passar pelas fronteiras de Israel. Nesta viagem eu tive que passar por elas 3 vezes: a primeira saindo do Egito pela cidade de Taba e entrando em Israel pela cidade de Eilat, depois saindo de Israel também por Eilat e entrando na Jordânia pela cidade de Aqaba e depois retornando a Israel pela mesma fronteira Sul, saindo da Jordânia.

Do Egito para Israel
Peguei um ônibus de linha da empresa East Delta Bus que saiu do Cairo as 22:30 horas. Depois de percorrer uns 500km em 6 horas de viagem, na madrugada do dia seguinte chegamos a Taba. O ônibus de linha vai para a estação central, mas normalmente o motorista arrecada 5 libras egípcias dos passageiros que pretendem cruzar a fronteira e para bem pertinho (parece que a estação fica distante uns 2 km).
A saída do Egito não levou mais do que 10 minutos, contando o tempo para preencher um pequeno formulário de saída. Os turistas só pagam a taxa na entrada de U$ 15,00.
Depois de uma pequena caminhada por uma estrada de uns 200 metros que separa os 2 países, chega-se em Israel. Neste momento o Mar Vermelho refletia os raios do sol que começava a despontar no horizonte.
A primeira verificação foi rápida, foram uns 15 minutos de fila até que um soldado israelense checou o meu passaporte. A seguir, entrei em uma área coberta por um toldo, com ventilado, ar condicionado e com um organizador de filas (do tipo que tem no Hopi-Hari). Naquela hora da manhã já havia uma centena de pessoas na fila. Depois de uma hora de espera novamente verificaram meu passaporte e fizeram perguntas básicas sobre o motivo de minha entrada em Israel, o que eu iria fazer, se conhecia alguém e por quanto tempo ficaria no país.
Na terceira fase a bagagem passa pelo raio-X rigoroso e as pessoas por um detector de metais. Por último entrei em outra fila, aguardando para passar efetivamente pelo controle imigração, que faz perguntas semelhantes e depois carimba o seu passaporte.
Apesar de demorado, estava tudo bem organizado. O problema maior foi a quantidade de turistas.
Nenhuma taxa é paga na entrada do país.

Do Sul de Israel para a Jordânia
Para sair por terra de Israel é necessário pagar uma taxa de 96 Shekels, que dá em torno de uns U$ 27,00. Cheguei na fronteira de manhã, mas já havia um batalhão de turistas em grandes grupos.
A primeira coisa é entrar numa fila, sem muita informação, para comprar um selo. Se não estiver sozinho, a dica é uma pessoa fica na fila para comprar o selo e o outra na fila do processo de saída. Esta segunda fila é bem mais demorada, mas levou em torno de 40 minutos.
A seguir faz-se uma caminhada por uma estrada de uns 100 metros até chegar na Jordânia.
Os soldados jordanianos foram extremamente simpáticos na entrada. Sorriam e perguntavam a minha origem. Sem fila nenhuma checaram meu passaporte e numa área coberta, sua bagagem passa pelo raio X e logo depois numa pequena janela você solicita o visto e numa segunda janela retira o passaporte já carimbado, sem nenhuma burocracia.

Retornando para Israel pelo Sul da Jordânia
Para sair da Jordânia por terra a taxa é paga na saída. Em torno de U$ 15,00.
O meu retorno para Israel ocorreu no período da manhã e talvez tenha sido um ótimo horário porque a maioria dos turistas que passam pela fronteira Sul vão fazer passeios de um dia na Jordânia e voltam no final da tarde.
O processo de entrada para Israel pela Jordânia é igual ao descrito na fronteira com o Egito, mas desta vez a fila estava muito menor.
Não quis arriscar voltar para Israel pelo norte.

2 comentários:

A Mala e o Mundo disse...

Olá Ana!
Muito legal seu blog e super útil! :)

Então,s ou viajante também e estou morando no egito atualmente.
Estou em busca de informações sobre ir daqui para a JOrdania para visitar Petra no próximo feriado.

Não entendi muito bem como vc atravessou Israel para chegar na Jordania. As fronteiras são bem próximas uma da outra que é possível ir a pé? Ou é necessário algum tipo de transporte da fronteira Egito Israel para a fronteira Israel Jordânia?

A Mala e o Mundo disse...

Olá Ana! Tudo bom? Meu nome é Tainara e atualmente eu moro no Egito.

Quero ir para Petra no próximo feriado e queria umas informações sobre cruzar a fronteira.

As fronteiras Egito Israel e Israel Jordania são bem próximas que da para ir andando ou devo pegar algum transporte dentro de Israel para me locomover?

Obrigada, um abraço!