segunda-feira, 14 de julho de 2008

Chapada dos Veadeiros

No início deste mês tive a oportunidade de conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a cidade de Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge, em Goias.
Para quem gosta de caminhar e aprecia água gelada e cachoeiras a região oferece ótimas opções.
O maior roteiro fica dentro do Parque Nacional, que passa por 2 cânios e acaba na cachoeiras Cariocas, onde são percorridos aproximadamente 10 km durante todo o dia (ida e volta).

Neste período, apesar da estiagem, há uma variação grande de temperatura. As manhãs e noites são frias, mas durante o dia, o sol é escaldante. Os sites informam uma variação em torno de 9 a 27ºC

A pousada Casa das Flores, na Vila de São Pedro, tem uma boa estrutura. Tem uma mini piscina com hidromassagem aquecida e sauna que funcionam das 18:00 as 22:00. Não há nada melhor a fazer, depois de um dia inteiro de caminhada. Tem também uma piscina maior, mas é gelada.
Existe um simpático espaço com cadeiras e sofás confortáveis próximos a uma pequena fogueira que aquece os hóspedes antes e depois do jantar.
Achei muito interessante o cardápio da pousada, que oferece alguns pratos inusitados para a região, como risoto de shitake, shimeji e cogumelo paris.
Por ser uma das primeiras pousadas da região, quis preservar suas origens e só disponibiliza velas dentro dos quartos (a eletricidade chegou na região no ínicio dos anos 90), com exceção do banheiro.
Apesar de ser romântico, em alguns momentos, falta a particidade da luz. Eu tive que fazer as malas no banheiro, em cima da tampa da privada, pois era impossível arrumar e encaixar tudo.
Visitei uma outra pousada, que achei um charme: a Pousada Baguá. Em estilo dos Lodges da África do Sul. Ainda não construiram as piscinas e os quartos não tem banheira, mas os bangalôs e o salão do café da manhã são maravilhosos!

Descobri um evento um tanto estranho para a região: uma "Rave Techno" montada anualmente em meados de julho que atrai uma galera e lota a região. Felizmente, saí de lá no dia em que a festa iria começar.

Interessados em conhecer a Chapada dos Veadeiros sem esquentar a cabeça, indico a empresa Venturas & Aventuras.
Tive um atendimento ótimo e felizmente não houve nenhum imprevisto. Eu fiz o primeiro contato na quarta-feira de manhã e sexta-feira à tarde eu já estava com os vauchers e brindes na mão!!
O pacote incluiu as passagens aéreas, pousada com café da manhã, tranlados, passeios, lanches de trilha e a "almo-janta". Infelizmente não incluiram no roteiro nenhum restaurante charmoso com uma comidinha mais requintada. Os locais escolhidos, apesar da boa comida, sempre foram restaurantes por quilo ou coma até explodir.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezada Ana Paula,

O nome da Vila que vc visitou é Vila de São Jorge e não Vila de São Pedro.

Abraço,

Guilherme

Anônimo disse...

Found your blog site by accident for your 2nd time these days so I believed I'd take a nearer appear. I've just began creating my own webpage and modeling it right after what you've done. I wish mine will likely be as profitable as yours.

LetsHostel disse...

Tambem estive por la ha alguns meses.

Realmente incrivel.

Se tiver um tempo, confira o blog que fiz sobre la:

http://diariodachapada.blogspot.com.br/

Abraco

Fabio