sábado, 30 de outubro de 2010

Londres e Greenwich


É fácil perceber que chegamos ao primeiro mundo quando desembarcamos no aeroporto de Heathrow. É imenso, mas não deixa nada a desejar. É Moderno, muito bem sinalizado e tem um freeshop gigantesco, com uma grande diversidade de lojas.

Imigração
Passar pela imigração não é nenhum bicho de 7 cabeças. O funcionário pode fazer apenas uma simples pergunta. Tudo realmente depende da atitude do viajante e se você tem hospedagem, passagem de volta, sabe quantos dias permanecerá no país e responder as perguntas normalmente não terá nenhum problema.
O Reino Unido não exige o seguro viagem, mas para sua própria segurança é importante ter, mesmo se for o serviço oferecido pelo Cartão de Crédito.

Transporte do Aerporto para o Centro
Para se chegar ao centro a partir do aeroporto a opção rápida é usar o trem expresso que chega ao centro em 15 minutos. A opção mais barata é pegar o "Tub", o metrô que passa nos 5 terminais e é bem prático, mas levará de 40 a 50 minutos para se chegar a zona 1 da cidade (parte central)
Uma boa dica é comprar o cartão Oyster. Paga-se 3 libras pelo cartão e mais um valor de crédito que será debitado sempre que for utilizado. A passagem fica muito mais barata e no final da viagem, você devolve o cartão e o crédito remanescente e as 3 libras pagas inicialmente são devolvidas.

Hospedagem
Fiquei hospedada 2 noites no Generator Hostel. É muito grande, possui em torno de 800 camas distribuídas em 5 andares com acesso por escada ou num pequeno elevador.
Os banheiros são limpos, mas ficam ruins nos horários de pico (a mulherada é bem porca!).
O prédio é barulhento. Mesmo os quartos qualificados como mais tranquilos, pois ficam distantes do bar, quando próximos ao elevador e banheiro se ouve o secador de mão e o elevador que fica "roncando" a noite toda.
Possui uma sala para deixar as bagagens antes do check-in ou depois do check-out, mas as malas ficam todas juntas espalhadas pelas prateleiras lotadas.
Por outro lado é bem localizado. Fica a uns 200 metros da estação Russel Square e vindo do aeroporto não precisa nem fazer baldeação.
Se tiver uma boa disposição dá para chegar aos principais pontos turísticos a pé, com exceção da ponte de Londres.

Ônibus Turístico
Continua sendo uma boa opção para se conhecer a cidade, principalmente para os locais mais distantes como a ponte de Londres. Com o ingresso custa em torno de 26 Libras e vale por 24 horas e dependendo do horário do primeiro uso, você consegue passear por até 2 dias.
Outra vantagem é que o ingresso também dá direito a passear pelo Rio Tâmisa e ir até Greenwich de barco.

Chinatown
Em Londres o bairro chinês é bem marcante. Possui uma diversidade de restaurantes que são servem pratos distintos dependendo da região de onde é baseada a culinária.
Alguns restaurantes deixam expostos os patos assados e dourados pendurados na vitrine.

Greenwich
A cidade tem um pequeno centro comercial próximo ao porto, alguns museus e o Observatório Real por onde passa o meridiano que separa a Terra em Oriente e Ocidente.
O passeio de uma tarde vale a pena, se você gosta de andar de barco e gosta de cidades bucólicas.
Há uma estação de trem para quem preferir usar um meio de transporte mais seco ou se perder o último barco que volta para o centro de Londres.

Nenhum comentário: