sexta-feira, 19 de junho de 2009

Férias 2009: Alemanha, Polônia e República Tcheca - parte I

Voltei de férias há 1 mês e só agora consegui um tempinho para fazer uma postagem.
Achei que durante a viagem teria tempo para escrever, mas foi tão corrido que o pouco tempo disponível nos hostels foram utilizados para ler os guias de viagem para planejar o roteiro do dia seguinte e escolher e reservar hostels das cidades subsequentes!

Saí do Brasil no dia 04 de maio de 2009 à noite com uma mochilinha e uma sacola com equipamentos fotográficos e retornei no dia 28 do mesmo mês.
Fui com pouquíssima roupa de frio na bagagem acreditando que a primavera européia fosse colaborar e realmente foi suficiente. Utilizei os serviços de lavanderia dos hostels e para minha surpresa, alguns ofereceram gratuitamente.
Esta foi minha primeira experiência em Hostels e devo confessar que, com poucas exceções, as acomodações superaram minhas expectativas. A internet foi uma aliada imprescindível para fazer pesquisas, obter informações e dicas de outros viajantes, ver fotos e finalmente efetuar reservas on-line. Todos os Hostels possuem computadores, alguns pagos, mas com wi-fi sempre liberado, por isso vale a pena levar um notebook na mochila.

Foram 4 dias em Berlim (Alemanha), 2 dias em Varsóvia (Polônia), 4 dias em Cracóvia (Polônia) incluindo o dia de visita a Auschwitz, 2 dias em Zakopane (Polônia), 2 dias em Olomouc (Rep. Tcheca), 1 dia em Trebic e Telc (Rep. Tcheca), 2 dias em Ceský Krimlov (Rep. Tcheca), 3 dias em Praga (Rep. Tcheca) e mais um dia em Frankfurt (Alemanha). Tudo registrado em alguns vídeos e mais de 3.000 fotos sendo que parte delas estão disponíveis no flickr.
Infelizmente nestas viagens turísticas o maior contato que temos com a população local são com os caixas das bilheterias (de museus, castelos, estação de trem), garçons, vendedores de souvenirs ou de fast food e os recepcionistas dos hostels.

Fui surpreendida com a simpatia dos alemães, que têm fama de serem rigorosos e sisudos. De maneira geral comunicam-se em inglês sem problemas e quando não, fazem o possível para nos entender. Além disso, tanto Frankfurt quanto Berlim são cidades muito bem estruturadas, organizadas, preparadíssimas para o turismo e o transporte público é excelente.
A Polônia e a República Tcheca ainda não aderiram ao Euro e o ponto positivo é que custo da viagem ficou muito menor. Foi possível comer em bons restaurantes, mesmo perto dos pontos turísticos. Para os apreciadores de cerveja estes 2 países têm ótimas opções e custa menos do que uma garrafa de água ou refrigeirante. Deixo mais detalhes de cada país para as próximas postagens.

2 comentários:

Regis disse...

Oi, Ana, que legal ler seu blog... ate parece que lendo isso recuperamos mais de 20 anos sem contato... ;) de qualquer maneira o recadinho que queria deixar era que nos provavelmente nos cruzamos nestas ferias! Eu e minha esposa tambem fizemos um tour perto de onde voce foi, voamos para Munique, descemos para a Austria por Salzburg e Viena, passamos um dia em Bratislava, depois seguimos a Praga e depois de volta a Alemanha, por Ingolstadt, Fuessen e Munique (tudo isso de trem), viajar assim eh bom demais, hein? Beijao!

Regis disse...

Ah, esqueci de comentar - claro - que tudo isso foi na mesma epoca, nao lembro agora mas foi algo como 2 a 16 de maio...